Lâmpada Certa no Ambiente Certo

André Luiz

E ai! Você sabe escolher a lâmpada Certa no Ambiente Certo? Então se liga na nossa dica de hoje.

Para quem não sabe, hoje exite “n” tipos de lampadas e cada luminária necessita de um determinado tipo, variando no foco, soquete e dimensão. Alem disso, cada ambiente exige uma iluminação especifica que está ligada diretamente ao tipo, temperatura de cor e foco especifico.

Parece complicado né? Você deve estar pensando, porque eu vou me preocupar com isso? É só uma lâmpada!

Pois é, essa seria uma maneira errada de se pensar, pois um mal dimensionamento de uma lampada, ou seja, o tipo de lâmpada escolhida indevidamente trará problemas como “dor de cabeça” tanto fisiológica como emocional. Acredite, um ambiente escuro ou muito claro, com iluminação desproporcional causará danos a sua saúde e um serio descontentamento a curto prazo.

Por isso estaremos escolhendo a lâmpada certa no ambiente certo

fonte: internet

Vamos lá, hoje os principais tipos de soquete utilizados em luminárias são:

Soquetes tipo E ( E-14, E-27… ) são rosqueáveis:

fonte: internet

Também temos o soquete tipo GU-10, soquetes para encaixe-rápido:

fonte: internet

Alem do soquetes tipo G ( G-4 G-9 G13…. ) cujo padrão é bi-pino para encaixe:

fonte: internet

E por ultimo os soquetes tipo R7S que são as famosas lampadas palito, normalmente utilizadas em projetos específicos que exigem foco e potencia:

fonte: internet

Mas não se apegue muito nisso pois o tipo de soquete será determinado pela luminária de sua escolha. Cada luminária é projetada para um determinado tipo de soquete, se focarmos nisso o assunto irá longe pois hoje existe uma infinidade de soquetes no mercado, deixe para o fabricante de seu produto se preocupar com isso certo?

Não vou abordar aqui como elaborar grandes projetos luminotécnicos e sim lhe ajudar a definir como iluminar de maneira mais eficaz sua sala, quarto entre outros.

Temperatura de Cor, para que serve?

Se você quer saber como deixar seu ambiente aconchegante ou bem clarinho o caminho é esse, definir a temperatura de cor de suas lâmpadas.

Isso porque é a temperatura de cor que projeta a escala entre o amarelo e o azul, quanto mais baixa a caloria mais amarela será a luz emitida pela lampada, já quanto maior a caloria, mais claro e azulado o ambiente ficará.

fonte: internet
fonte: internet

Normalmente você encontrará descrito na caixa qual temperatura de cor ela pertence, isso varia muito de fabricante, alguns especificam como “quente” que são as mais amarelas, “morna” ficando entre o amarelo e o azul e “fria” são as mais azuladas. Já outros fabricantes especificam como “amarela”, “neutra” ou “azul”.

As mais comuns no mercado são as de 2700k (quentes), 4000k (neutras) e 6000k (frias).

Se o ambiente for para descanso, o legal é utilizar tons mais quentes porem sem exagero, para evitar que fique muito amarelo. Uma dica é que se utilize em circuitos independentes lampadas frias, pois assim você poderá optar por deixar o ambiente amarelado ou mais claro quando ligar as lampadas frias.

Para cozinhas, escritórios e banheiros o ideal é utilizar uma iluminação mais voltada para as lâmpadas frias, assim o ambiente ficará mais claro. Nas áreas de leitura ou sobre as mesas de trabalho deve-se utilizar lâmpadas mornas ( neutras ) para que não fique cansativo, caso contrario, você poderá sofrer com dores de cabeça entre outras doenças ocupacionais.

Como Definir Quantas Lâmpadas Utilizar no Ambiente?

fonte: VivaDecora

Cada ambiente possui uma luminosidade mínima indicada para ser utilizada, você pode consultar na internet quantos lux é indicado para o seu. Por exemplo, em uma sala de estar, a quantidade mínima de lux deve ser de 150 (por toda a sala) a 500 (em locais de leitura, escrita etc.); mas na cozinha, a variação vai de 150 (por toda a cozinha) a 300 (em locais como a pia, mesa, fogão etc.).

Vamos calcular então?

Cada lâmpada possui uma quantidade de lúmen descrita em sua embalagem, então iremos calcular qual o total de lúmens iremos precisar no ambiente, simples né?

Devemos usar a seguinte fórmula: lux médio desejado (aquele definido entre minimo e máximo de cada ambiente que vimos anteriormente) x a área do ambiente (em metros quadrados).

Ficou confuso? Lá vai o exemplo: se a área total da sala tem 8 metros quadrados, então calculamos 8 x 150 = 1.200 lúmens. Isso porque a luminosidade minima de uma sala definida por padrão é de 150 lux.

Agora basta ir até a loja e escolher sua lampada, a quantidade de lúmens que a lampada tem dependerá de sua potencia, quanto mais potencia mais lúmens.

fonte: internet

Como Trabalhar com Foco

Caso você esteja perdendo o foco no que esta fazendo pare um pouco e pense. Opa, claro que não é desse foco que estamos falando certo?

As melhores lâmpadas para direcionar foco são as PAR ou as Dicroicas como ilustra as imagens abaixo:

LÂMPADAS PAR
LÂMPADA DICROICA

Essas são lampadas para foco, o que define elas é a abertura do foco, potencia e temperatura de cor. Isso você deverá definir de acordo com o seu projeto. Normalmente usa-se as lâmpadas PAR quando se necessita atingir áreas maiores de foco como por exemplo grandes fachadas ou até mesmo arvores, já as lâmpadas dicroicas devem ser utilizadas para iluminação interior, como quadros e paredes.

E aquele ambiente retrô em?

Sabe quando você vai naquele barzinho ou restaurante e vê aquelas lampadas diferentes que parece até que está pegando fogo por dentro? Legal né?

Essas são as lâmpadas de “filamento de carbono” ou “filamento led”, hoje existem diversos formatos e intensidades diferentes dessas lampadas, mais cuidado, ele deve se adequar perfeitamente em seu ambiente, caso contrario ficará estranho.

A maneira correta de utilizá-las é em ambientes com características e design rústicos, a luminária também deve ser de estilo retrô. Alguns arquitetos gostam de projetá-las em lustres metálicos de preferencia com hastes, como por exemplo os Lustres Dalila e Bubles da Usina Design ou o Lustre Five da Golden Art, até mesmo na Luminária de Chão Agni da Munclair. Todos esses produtos se encaixam bem com essas lâmpadas unindo o moderno ao antigo, e você pode claro encontrar em nossa loja.

Caso tenha ficado alguma duvida ou sugestão fale conosco através dos comentários ou de nossos canais de atendimento.

0 thoughts on “Lâmpada Certa no Ambiente Certo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *