Muitas pessoas têm dúvidas na hora de escolher a lâmpada certa, portanto decidimos elaborar esse material para lhe auxiliar na escolha da iluminação em sua aplicação.

Vamos falar sobre os tipos de lâmpadas existentes no mercado:

Lâmpada AR

São muito utilizadas para aplicações que necessitam de foco, pois proporcionam um efeito com ângulos de abertura entre 10º e 24º. As lâmpadas AR70 conta com menor intensidade indicada para tetos com altura normal, já a AR111 devido sua maior intensidade é indicada para pé direito mais elevados.

Lâmpada PAR

Consideradas também como lâmpadas de iluminação de destaque (foco), porém muito utilizada na iluminação geral quando se precisa de um toque focado. A diferença entre elas e as lâmpadas AR é a intensidade de iluminação, sendo elas muito mais potentes que as lâmpadas AR. A PAR20 é ideal para ambientes com pé direito normal, e a PAR30, para pé direito mais altos e espaços maiores.

Elas também podem e são muito utilizadas em iluminação de áreas externas, dentro de luminárias blindadas contra chuva. Tão logo este tipo de iluminação está sendo substituído por luminárias LED blindadas.

Dicroica e Mini Dicroica

lâmpada dicroica MR16 e mini-dicroica MR11 tem a principal função de iluminar objetos em foco, para destacá-los. Também são muito utilizadas sobre bancadas e efeitos de luz quando instaladas em sancas próximo a parede. Podem ser instaladas em luminárias com soquete adequado tanto de embutir como de sobrepor.

Lâmpada Tubular

São muito utilizadas em ambientes comercias e áreas residências mais comuns que não exigem uma iluminação decorativa, como garagem ou áreas de serviço. Porem ser aplicadas em sancas de gesso ou luminárias de embutir e sobrepor tendo assim uma dimensão de 60cm de comprimento ou 120cm em LED ou fluorescente, as tradicionais fluorescentes necessitam de reator para alimentá-las.

Lâmpada Bulbo

Nos projetos de iluminação a lâmpada bulbo LED é indispensável sendo ideal para praticamente todos os ambientes e aplicações. Por ser tão versátil elas podem ser utilizadas em iluminação geral ou até mesmo em iluminação decorativa como lustres, pendentes, abajures e luminárias diversas oferecendo iluminação e conforto visual.

Mas fique atento, para utilizá-la em aplicações decorativas com iluminação suave (amarelada) a lâmpada deve ter temperatura de cor de 3000k, caso a aplicação seja para iluminar, utilize temperaturas de cor entre 5000K a 6500K que são as lâmpadas com tonalidade entre o branco e azulado.

O tamanho do bulbo também varia de acordo com sua potência, caso o local da aplicação não disponibilize muito espaço, atente-se ao tamanho do bulbo.

Lâmpada Bulbo Decorativa

A lâmpada bulbo decorativa é muito utilizada em luminárias cuja lâmpada fica em evidencia, tento assim um design diferenciado e um fluxo luminoso mais suave para não ofuscar a visão, ideal para ficarem suspensas sob um balcão por exemplo.

Lâmpada Vela

Como o próprio nome sugere, essa lâmpada conta com um formato de uma vela com tecnologia de filamento LED imitando assim uma vela acesa, ideal para aplicações decorativas com lâmpada aparente. Por exemplo em lustres, abajures, candelabros ou qualquer outra luminária que combine como o a lâmpada vela.

Lâmpada Bipino G9 e G4

Conhecida como bipino por conta do formato de sua base, ou seja, dois pinos. O que diferencia a lâmpada G4 da G9 é a tensão de alimentação, ou seja, as lâmpadas G4 são alimentadas com 12V e a G9 pode ser 127V ou 220V e até mesmo bivolt.

São utilizadas como lâmpada decorativa, hoje em dia disponível na grande maioria em LED. É uma luz com toque delicado proporcionando um grande efeito de luz, ideal para lustres e arandelas. Porém o que definirá a sua utilização é o soquete da luminária.

Possui um formato encapsulado e tamanho reduzido, normalmente não ficam visíveis nas luminárias.

Não encontrou todas as informações que precisava em nosso blog? Quer saber mais sobre como utilizar a lâmpada correta na luminária certa? Fale conosco.

Caso queira adquirir algum produto de iluminação acesse nossa loja on-line www.iluminifast.com.br