fechar

Todos os Modelos de Lâmpadas

Todos os modelos de lâmpadas do mercado você encontra aqui!

  • Clique Aqui e Saiba Mais...

    A iluminação é um elemento fundamental para o conforto, a segurança e a estética de qualquer ambiente.

    Por isso, é importante conhecer os diferentes tipos de lâmpadas que existem no mercado, suas características, vantagens e desvantagens, e como escolher a melhor opção para cada situação.

    Neste texto, vamos apresentar os principais modelos de lâmpadas, desde os mais antigos até os mais modernos, explicando como funcionam, quanta energia consomem, quanto tempo duram, qual a cor e a intensidade da luz que emitem, e quais são as suas aplicações mais adequadas. Ao final, você terá uma visão geral sobre os tipos de lâmpadas e poderá fazer uma escolha mais consciente e econômica para o seu projeto de iluminação.

    Lâmpada incandescente

    A lâmpada incandescente foi a primeira a ser inventada, em 1879, pelo cientista americano Thomas Edison. Ela consiste em um filamento de metal (geralmente tungstênio) que é aquecido pela passagem da corrente elétrica e emite luz por incandescência, ou seja, pelo brilho do material aquecido.

    A lâmpada incandescente tem a vantagem de ser barata e fácil de instalar, mas tem muitas desvantagens, como:

    • Consumir muita energia: cerca de 90% da energia elétrica é convertida em calor e apenas 10% em luz, o que gera um alto custo na conta de luz e um grande desperdício de recursos naturais.
    • Ter uma vida útil curta: em média, uma lâmpada incandescente dura apenas 1.000 horas, o que significa que precisa ser trocada com frequência, gerando mais lixo e mais gastos.
    • Emitir uma luz amarelada e de baixa intensidade: a lâmpada incandescente produz uma luz de baixa qualidade, que pode causar fadiga visual, alterar as cores dos objetos e criar sombras indesejadas.
    • Gerar calor: a lâmpada incandescente aquece o ambiente, o que pode ser desconfortável em dias quentes e exigir o uso de ar-condicionado, aumentando ainda mais o consumo de energia.

    Por esses motivos, a lâmpada incandescente foi proibida de ser comercializada no Brasil desde 2016, seguindo uma tendência mundial de substituição por lâmpadas mais eficientes e sustentáveis.

    Lâmpada fluorescente

    A lâmpada fluorescente foi criada em 1938, pelo cientista americano George Inman, e é um tipo de lâmpada que funciona por descarga elétrica, ou seja, pela emissão de luz causada pela passagem de corrente elétrica por um gás.

    A lâmpada fluorescente consiste em um tubo de vidro que contém um gás (geralmente argônio) e um pó fluorescente. Quando a corrente elétrica passa pelo gás, ele emite radiação ultravioleta, que é absorvida pelo pó e convertida em luz visível.

    A lâmpada fluorescente tem a vantagem de consumir menos energia e durar mais que a incandescente, mas tem algumas desvantagens, como:

    • Demorar para acender: a lâmpada fluorescente precisa de um tempo para aquecer o gás e iniciar a emissão de luz, o que pode ser inconveniente em alguns ambientes.
    • Conter mercúrio: a lâmpada fluorescente possui uma pequena quantidade de mercúrio, que é um metal tóxico e perigoso para a saúde e para o meio ambiente. Por isso, a lâmpada fluorescente deve ser descartada de forma adequada, em locais específicos para reciclagem, e não no lixo comum.
    • Depender de um reator: a lâmpada fluorescente precisa de um dispositivo chamado reator para regular a corrente elétrica e evitar que a lâmpada queime. O reator pode ser interno ou externo, e pode gerar ruídos e interferências em aparelhos eletrônicos.

    Existem dois modelos principais de lâmpadas fluorescentes: as tubulares e as compactas. As lâmpadas fluorescentes tubulares são as mais comuns e são usadas em ambientes comerciais, industriais e públicos, como escritórios, lojas, escolas, hospitais, etc. Elas têm um formato alongado e podem ter diferentes tamanhos e potências. As lâmpadas fluorescentes compactas são uma versão menor e mais adaptada para uso residencial, podendo substituir as lâmpadas incandescentes em diversos tipos de luminárias. Elas têm um formato espiralado ou dobrado e podem ter diferentes cores e intensidades de luz.

    Lâmpada de LED

    A lâmpada de LED (diodo emissor de luz) é um tipo de lâmpada que funciona por eletroluminescência, ou seja, pela emissão de luz causada pela passagem de corrente elétrica por um material semicondutor.

    A lâmpada de LED consiste em um pequeno chip de material semicondutor que emite luz quando recebe uma tensão elétrica. A cor e a intensidade da luz dependem do tipo e da quantidade de material usado no chip.

    A lâmpada de LED tem a vantagem de consumir muito pouca energia, durar muito tempo, ter várias cores e tamanhos, e não emitir calor, mas tem a desvantagem de ser mais cara e de exigir um circuito eletrônico para funcionar.

    A lâmpada de LED é considerada a mais moderna e eficiente do mercado, sendo indicada para diversos tipos de ambientes e aplicações, como residências, comércios, indústrias, ruas, jardins, piscinas, etc. Ela pode substituir as lâmpadas incandescentes e fluorescentes em quase todas as situações, gerando uma iluminação de alta qualidade, economia e sustentabilidade.

    Lâmpada halógena

    A lâmpada halógena é um tipo de lâmpada incandescente, mas que possui um gás halógeno (como bromo ou iodo) dentro do bulbo de vidro, que aumenta a eficiência e a durabilidade da lâmpada.

    A lâmpada halógena funciona da mesma forma que a lâmpada incandescente, mas o gás halógeno impede que o filamento de metal se evapore e se deposite no vidro, mantendo a lâmpada mais brilhante e mais resistente.

    A lâmpada halógena tem a vantagem de emitir uma luz branca e intensa, que realça as cores dos objetos, mas tem as desvantagens de consumir mais energia e gerar mais calor que as lâmpadas fluorescentes e de LED, além de ser mais cara e mais sensível ao toque.

    A lâmpada halógena é usada principalmente em ambientes que exigem uma iluminação mais forte e focalizada, como salas de estar, cozinhas, banheiros, etc. Ela pode ter diferentes formatos, como palito, cápsula, dicróica, par, etc.

    Lâmpada de neon

    A lâmpada de neon é um tipo de lâmpada que funciona por descarga elétrica, assim como a lâmpada fluorescente, mas que usa o gás neon em vez do argônio.

    A lâmpada de neon consiste em um tubo de vidro que contém o gás neon e dois eletrodos nas extremidades. Quando a corrente elétrica passa pelo gás, ele emite uma luz vermelha, que pode ser alterada para outras cores com a adição de outros gases ou substâncias.

    A lâmpada de neon tem a vantagem de ter uma longa vida útil e de poder ser moldada em diferentes formas e tamanhos, mas tem as desvantagens de consumir mais energia e de ser mais frágil que as lâmpadas fluorescentes e de LED.

    A lâmpada de neon é usada principalmente para fins decorativos e publicitários, como letreiros, painéis, luminosos, etc. Ela pode criar efeitos visuais interessantes e atrativos, mas deve ser instalada e manuseada com cuidado, pois pode causar choques elétricos e quebrar facilmente.

Ver como Grade Lista

Itens 37-48 de 73

2 3 4 5 6
por página
Definir Direção Decrescente
Ver como Grade Lista

Itens 37-48 de 73

2 3 4 5 6
por página
Definir Direção Decrescente