Luminárias de mesa: como escolher e usar na decoração


As luminárias de mesa são peças versáteis e funcionais, que podem fazer toda a diferença na iluminação e na decoração de um ambiente. Elas podem ser usadas em diversos cômodos da casa, como salas, quartos, escritórios e até mesmo cozinhas e banheiros. Além de proporcionar uma luz direcionada e adequada para cada atividade, elas também podem criar efeitos visuais interessantes, valorizar objetos e móveis, e dar um toque de charme e personalidade ao espaço.

Mas como escolher a luminária de mesa ideal para o seu ambiente? Quais são os tipos, os modelos, os materiais e as cores disponíveis no mercado? Como combinar a luminária de mesa com o estilo e a proposta do ambiente? Como usar a luminária de mesa de forma criativa e harmoniosa na decoração? Essas são algumas das perguntas que vamos responder neste artigo. Acompanhe!

 

Tipos de luminárias de mesa

Luminarias para seu Home Officefonte imagem: https://www.limaonagua.com.br/inspiracoes/home-office-14-luminarias-da-ikea-para-embelezar-o-seu-escritorio/


Existem vários tipos de luminárias de mesa, que se diferenciam pelo formato, pelo mecanismo, pela fonte de luz e pela forma de instalação. Veja alguns dos principais tipos abaixo:

  • Luminária articulada: é aquela que possui uma haste flexível ou dobrável, que permite ajustar a altura, o ângulo e a direção da luz. É ideal para atividades que exigem uma iluminação mais precisa e focalizada, como leitura, estudo e trabalho. Um exemplo clássico desse tipo é a luminária Pixar, inspirada no logotipo do estúdio de animação.
    Luminária com base: é aquela que possui uma base fixa ou pesada, que garante a estabilidade da peça sobre a superfície da mesa. É ideal para ambientes que não precisam de muita movimentação ou alteração da luz. Um exemplo desse tipo é a luminária de banqueiro que conta com uma cupula fixa e uma base pesada para sustentala, utilizada normalmente em ambientes mais classicos.
    Luminária com garra: é aquela que possui uma presilha ou um grampo na extremidade da haste, que permite fixar a peça na borda da mesa ou em outro suporte. É ideal para ambientes com pouco espaço ou com superfícies irregulares. Um exemplo desse tipo é a luminária arquiteto, que possui um braço longo e articulado.
    Luminária com clipe: é aquela que possui um clipe na base ou na cúpula, que permite prender a peça em livros, notebooks, tablets ou outros objetos. É ideal para ambientes com muita mobilidade ou com necessidade de iluminação portátil. Um exemplo desse tipo é a luminária leitura, que possui um LED integrado na cúpula.
    Luminária com sensor: é aquela que possui um sensor de movimento, de toque ou de som, que aciona ou regula a luz automaticamente. É ideal para ambientes com pouca iluminação natural ou com necessidade de praticidade e economia. Um exemplo desse tipo é a luminária touch, que possui um botão sensível ao toque na base ou na cúpula.
  • Luminaria Tipo Banqueiro

Modelos de luminárias de mesa


Luminarias de Mesa é Aqui

fonte da imagem: https://www.cec.com.br/blog/luminarias-de-mesa-na-decoracao-saiba-como-utilizar?postId=663

 

Existem vários modelos de luminárias de mesa, que se diferenciam pelo design, pelo estilo, pelo material e pela cor. Veja alguns dos principais modelos abaixo:

  • Luminária clássica: é aquela que possui um design tradicional e elegante, geralmente com base e cúpula em metal ou madeira. É ideal para ambientes com uma decoração mais sóbria e refinada, como salas e escritórios clássicos.
    Luminária moderna: é aquela que possui um design inovador e arrojado, geralmente com formas geométricas ou orgânicas. É ideal para ambientes com uma decoração mais contemporânea e despojada, como salas e escritórios modernos.
    Luminária rústica: é aquela que possui um design simples e natural, geralmente com materiais como bambu, palha, sisal ou madeira de demolição. É ideal para ambientes com uma decoração mais aconchegante e acolhedora, como salas e quartos rústicos.
    Luminária retrô: é aquela que possui um design inspirado em épocas passadas, geralmente com cores vibrantes, estampas florais ou detalhes vintage. É ideal para ambientes com uma decoração mais charmosa e nostálgica, como salas e quartos retrô.
    Luminária infantil: é aquela que possui um design lúdico e divertido, geralmente com formas de animais, personagens, planetas ou objetos. É ideal para ambientes com uma decoração mais colorida e alegre, como quartos e brinquedotecas infantis.

Materiais de luminárias de mesa


Existem vários materiais de luminárias de mesa, que se diferenciam pela resistência, pela durabilidade, pela textura e pelo acabamento. Veja alguns dos principais materiais abaixo:

  • Metal: é um material resistente e durável, que pode ter diferentes cores e acabamentos, como cromado, dourado, bronzeado ou envelhecido. O metal confere um aspecto mais sofisticado e moderno à luminária de mesa.
    Madeira: é um material natural e versátil, que pode ter diferentes tonalidades e texturas, como clara, escura, lisa ou rústica. A madeira confere um aspecto mais aconchegante e acolhedor à luminária de mesa.
    Plástico: é um material leve e prático, que pode ter diferentes formas e cores, como transparente, opaco, brilhante ou fosco. O plástico confere um aspecto mais despojado e divertido à luminária de mesa.
    Vidro: é um material delicado e elegante, que pode ter diferentes transparências e reflexos, como cristalino, fosco, colorido ou espelhado. O vidro confere um aspecto mais refinado e iluminado à luminária de mesa.
    Tecido: é um material macio e confortável, que pode ter diferentes estampas e padronagens, como floral, xadrez, listrado ou liso. O tecido confere um aspecto mais charmoso e agradável à luminária de mesa.

Cores de luminárias de mesa


Existem várias cores de luminárias de mesa, que se diferenciam pelo efeito visual e pela sensação que provocam no ambiente. Veja algumas das principais cores abaixo:

  • Branco: é uma cor neutra e clara, que transmite uma sensação de limpeza, amplitude e luminosidade. O branco combina com qualquer estilo e cor de decoração, e pode ser usado em qualquer ambiente da casa.
    Preto: é uma cor neutra e escura, que transmite uma sensação de elegância, sobriedade e contraste. O preto combina com estilos mais modernos e sofisticados de decoração, e pode ser usado em ambientes como salas e escritórios.
    Vermelho: é uma cor quente e vibrante, que transmite uma sensação de energia, paixão e dinamismo. O vermelho combina com estilos mais ousados e criativos de decoração, e pode ser usado em ambientes como salas e cozinhas.
    Azul: é uma cor fria e tranquila, que transmite uma sensação de calma, serenidade e relaxamento. O azul combina com estilos mais suaves e delicados de decoração, e pode ser usado em ambientes como quartos e banheiros.
    Amarelo: é uma cor quente e alegre, que transmite uma sensação de otimismo, alegria e iluminação. O amarelo combina com estilos mais descontraídos e divertidos de decoração, e pode ser usado em ambientes como salas e cozinhas.

 

Como usar a luminária de mesa na decoração


A luminária de mesa pode ser usada na decoração de diversas formas, dependendo do tipo, do modelo, do material, da cor e do ambiente escolhidos. Veja algumas dicas abaixo:

  • Escolha o tipo de luminária de mesa adequado para a sua atividade. Se você precisa de uma iluminação mais direcionada e ajustável, opte por uma luminária articulada ou com garra. Se você precisa de uma iluminação mais difusa e estável, opte por uma luminária com base ou com clipe.
    Escolha o modelo de luminária de mesa que combine com o estilo e a proposta do ambiente. Se você quer criar um clima mais clássico e refinado, opte por uma luminária com design tradicional e elegante. Se você quer criar um clima mais moderno e arrojado, opte por uma luminária com design inovador e arrojado.
    Escolha o material de luminária de mesa que valorize os objetos e os móveis do ambiente. Se você quer destacar um móvel ou um objeto de metal ou vidro, opte por uma luminária com o mesmo material ou com um material que contraste com ele. Se você quer destacar um móvel ou um objeto de madeira ou tecido, opte por uma luminária com o mesmo material ou com um material que harmonize com ele.
    Escolha a cor de luminária de mesa que crie o efeito visual e a sensação que você deseja no ambiente. Se você quer criar um efeito de amplitude e luminosidade, opte por uma luminária de cor clara ou neutra. Se você quer criar um efeito de contraste e elegância, opte por uma luminária de cor escura ou neutra. Se você quer criar um efeito de energia e dinamismo, opte por uma luminária de cor quente ou vibrante. Se você quer criar um efeito de calma e relaxamento, opte por uma luminária de cor fria ou tranquila.
    Use a luminária de mesa de forma criativa e harmoniosa na decoração. Você pode usar a luminária de mesa como um ponto focal no ambiente, colocando-a em um lugar estratégico ou em cima de um móvel ou objeto que você queira destacar. Você também pode usar a luminária de mesa como um elemento complementar no ambiente, colocando-a em um lugar discreto ou em cima de um móvel ou objeto que você queira valorizar. Você também pode usar a luminária de mesa como um elemento decorativo no ambiente, colocando-a em um lugar inusitado ou em cima de um móvel ou objeto que você queira personalizar.


Espero que essas dicas tenham te ajudado a escolher e usar a sua luminária de mesa na decoração. Lembre-se que a iluminação é muito importante para criar ambientes confortáveis, funcionais e bonitos. Por isso, invista em uma luminária de mesa que atenda às suas necessidades e ao seu gosto. Aproveite!