Uma Breve Historia sobre os Lustres

Um lustre é uma peça de iluminação que se destaca pela sua beleza e elegância. Ele é formado por uma estrutura metálica que sustenta várias lâmpadas ou velas, que podem ser cobertas por cúpulas, pingentes, cristais ou outros adornos.

O lustre é pendurado no teto por meio de correntes, fios ou cabos, e pode ter diferentes formatos, tamanhos e estilos.

Lustre de Cristal Compre Agora Mesmo

fonte: https://blog.decorlumen.com.br/modelos-lustre-de-cristal-decorar-sala-de-jantar/

O lustre tem a função de iluminar um ambiente, mas também de criar um clima aconchegante, sofisticado ou romântico, dependendo do seu design e da sua intensidade de luz. Ele pode ser usado em diversos cômodos da casa, como salas de estar, jantar, quartos e banheiros, ou em espaços comerciais, como lojas, restaurantes, hotéis e teatros.

O lustre é um objeto que remete à história e à nobreza, pois surgiu no século XVII como um símbolo de status e riqueza. Os primeiros lustres eram feitos de madeira e ferro, e tinham braços curvos que seguravam velas. Eles eram usados para iluminar as grandes mesas de banquetes oferecidos pelos reis e nobres da época.

Com o passar do tempo, os lustres foram se tornando mais elaborados e refinados, incorporando materiais como bronze, prata, ouro, vidro e cristal. Os lustres de cristal se popularizaram no século XVIII, graças à invenção do cristal de rocha pelo francês Georges-Louis Leclerc. Esse tipo de cristal tinha a capacidade de refletir a luz com brilho e cores variadas, criando um efeito deslumbrante.

Os lustres de cristal se espalharam pelo mundo e decoraram os palácios e castelos mais famosos da história, como o Palácio de Versalhes na França, o Palácio de Buckingham na Inglaterra e o Palácio de Schönbrunn na Áustria. Eles também foram usados em locais públicos importantes, como a Ópera de Paris e o Museu do Louvre.

No século XIX, os lustres passaram a usar lâmpadas elétricas em vez de velas, o que aumentou a sua praticidade e segurança. No século XX, os lustres ganharam novos designs e materiais, como plástico, acrílico, tecido e papel. Eles também se diversificaram em termos de cores, formas e tamanhos, podendo ser encontrados desde modelos clássicos até modelos modernos e contemporâneos.

Hoje em dia, os lustres continuam sendo peças-chave na decoração de interiores, pois conferem charme e personalidade aos ambientes. Eles podem ser escolhidos de acordo com o estilo do espaço, o gosto do proprietário e o orçamento disponível. Há lustres para todos os gostos e bolsos, desde os mais simples até os mais luxuosos.

Um lustre é mais do que uma fonte de luz: é uma obra de arte que ilumina e encanta.

Para utilizar um lustre na decoração, é preciso levar em conta alguns aspectos, como o tipo de ambiente, o estilo do projeto, o tamanho do espaço e a altura do pé direito. Veja algumas dicas a seguir:

  • Escolha o lustre de acordo com o ambiente: O lustre pode ser usado em diversos cômodos da casa, como salas de estar, jantar, quartos e banheiros, ou em espaços comerciais, como lojas, restaurantes, hotéis e teatros. No entanto, é preciso adequar o lustre ao tipo de iluminação que se deseja para cada espaço. Por exemplo, em salas de jantar, o lustre deve ficar sobre a mesa e iluminar bem os alimentos e as pessoas. Já em quartos, o lustre deve criar um clima aconchegante e suave. Em banheiros, o lustre deve valorizar a bancada e o espelho.
    Combine o lustre com o estilo do projeto: O lustre pode ser maravilhoso, mas se não combinar com o conceito do projeto decorativo e luminotécnico geral do espaço, o efeito pode ser simplesmente desastroso. Defina se o lustre será rústico, romântico, retrô, clássico, moderno ou glamouroso. Isso faz toda diferença na decoração!
    Respeite a regra da proporção: Para evitar que o espaço pareça menor do que realmente é, não coloque lustres muito grandes em ambientes compactos. Da mesma forma, não use um lustre muito pequeno em espaços amplos. Opte sempre por elementos proporcionais para assegurar o equilíbrio na decoração.
    Dê o devido destaque ao lustre: O lustre é uma peça decorativa que definitivamente merece destaque. Justamente por isso, deve ser o centro de interesse nos ambientes — a exemplo do hall de acesso, do mezanino ou até mesmo da sala de jantar. Dificilmente um lustre é responsável pela iluminação geral de um cômodo, funcionando mesmo como um complemento da decoração.
    Busque o equilíbrio decorativo: Os lustres, por si só, são objetos bastante chamativos, por vezes grandes demais e com muitos detalhes. Sendo assim, é indispensável combiná-los com elementos discretos, cores neutras e peças elegantes, porém simples. Isso faz com que o visual fique harmonioso, elegante e clean. O excesso de informações, pelo contrário, acaba deixando a decoração pesada.
    Evite lustres na cozinha: Os lustres podem fazer parte da decoração de salas, quartos, corredores ou até mesmo de bibliotecas particulares, no entanto, não devem ser colocados em cozinhas ou áreas gourmet, já que, infelizmente, a gordura dos alimentos impregna muito rapidamente no lustre, acabando por dificultar a limpeza da peça.
  • Lustre Baccarat Fale Conosco
  • fonte:https://arquitetizze.com.br/os-encantos-dos-lustres-baccarat/

Seguindo essas dicas, você pode utilizar um lustre na decoração e deixar o seu ambiente mais iluminado e encantador.